Evento sobre educação em escola transformadora em SP

Ashoka promove exibição da série ‘Corações e Mentes, escolas que transformam’ em escola transformadora em São Paulo, seguida de uma roda de conversa sobre educação

No dia 26 de outubro, em meio às incertezas políticas do período de pré-eleições de segundo turno, reservamos um espaço para celebrar a infância e juventude em evento organizado na EMEF Des. Amorim Lima, escola que figura entre as 21 Escolas Transformadoras reconhecidas pela Ashoka, programa co-realizado com o Instituto Alana no Brasil. No encontro realizamos um tour pela escola com os estudantes, seguido de exibição do episódio O Universo dos Outros, primeiro da série, da ‘Corações e Mentes, escolas que transformam’ e  roda de conversa para trocarmos saberes. 

Ao lado de parceiros da Skoll Foundation, [email protected] sociais da Ashoka, jovens, pais e professores, conhecemos juntos a Amorim Lima através dos olhos de seus estudantes, tanto no tour como por meio da escuta ativa da fala de jovens que participam da série - a escola é uma das propostas educacionais retratadas no episódio O Universo dos Outros. Após a exibição, nossa roda de conversa contou com uma fala inspiradora de abertura de três [email protected] que trabalham com juventude no Brasil: Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Raquel Barros (Lua Nova) e Cláudia Vidigal (Instituto Fazendo História).

Juntos, traçamos linhas que conectam as experiências educacionais de todos os participantes do encontro e discutimos sobre a importância de ‘quebrar as paredes’, dentro e fora da escola, expressão utilizada pela diretora Ana Elisa Siqueira para caracterizar o projeto pedagógico da Amorim. O evento de exibição inaugurou um movimento que a Ashoka está promovendo para incentivar a divulgação da série na comunidade ativadora da organização. Para planejar uma exibição de ‘Corações e mentes, escolas que transformam’ em sua comunidade, escola, ou entre seus amigos, basta se cadastrar na plataforma do Videocamp, escolher o episódio e agendar o evento. 

‘Corações e mentes, escolas que transformam’ é uma série dirigida pelo diretor Cacau Rhoden e produzida Maria Farinha Filmes. A produção conta com quatro episódios propõe exibir ações de escolas de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas. Em comum, elas repensam seus processos de ensino e aprendizagem e percebem a escola como um espaço de potência para a transformação social.

Mais informações para organizar uma exibição: Videocamp