Oficina estimula jovens a organizarem debates na escola

Encontro faz parte de iniciativa para promover a cultura democrática e incentivar estudantes a se reconhecerem como agentes de transformação
Jovens enfileirados posando para foto. No chão à frente do grupo, há folhas de papel e notas adesivas
Source: Ashoka Brasil

Na última terça-feira (05), em São Paulo, ocorreu uma oficina de sensibilização para os Percursos de Debates Públicos na Escola, iniciativa desenvolvida pela Ashoka em parceria com o Coletivo Encrespad@s. O encontro foi realizado na Escola Estadual Amélia Kerr Nogueira junto ao Grêmio Estudantil Karina Gomes, e tinha como objetivo promover a cultura democrática no ambiente escolar e incentivar jovens a se organizarem coletivamente para realizar debates e reconhecer seu potencial para promover transformações em suas comunidades. 

Quem conduziu a oficina foi Bruno Souza, articulador do Encrespad@s. Logo no início da conversa, o pedagogo ressaltou que a cultura democrática não acontece apenas em Brasília e nos parlamentos, mas também no território e nas práticas cotidianas, e a escola é um espaço fundamental para promover a circulação de ideias, em que todos podem participar e contribuir com suas visões de mundo. 

Os Percursos de Debates Públicos na Escola trazem uma série de roteiros sobre os mais diversos assuntos, como ingresso no ensino superior, protagonismo juvenil, política de cotas e meio ambiente. Todos eles apresentam contexto, passo a passo para a realização de um debate e iniciativas inspiradoras para apoiar estudantes na promoção da cultura democrática. 

O primeiro percurso propõe um mapeamento do contexto escolar a partir de cinco passos: Ponto de Partida, Obstáculos, Colaboração, Pontes e, por fim, Debates. Neles, os estudantes devem se questionar: o que mais gosto na minha comunidade? O que precisa ser melhorado? O que pode dificultar a realização de um debate na minha escola? Quem pode nos apoiar? Que assuntos quero discutir? 

E é isso que Bruno convidou os integrantes do grêmio a fazerem durante a oficina. O grupo percorreu cada um dos cinco pontos, listando suas sugestões em notas adesivas e apresentando aos colegas. Durante a dinâmica, todos os participantes tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões, e eles puderam visualizar com maior nitidez os desafios que podem encontrar para a organização de debates na escola e os caminhos que podem seguir para eles sejam realizados. 

Folhas de papel coladas no chão. Abaixo, há várias notas adesivas coloridas

“Foi lindo e potente voltar à escola onde o Coletivo Encrespad@s surgiu e poder apresentar para jovens gremistas os percursos que contribuem para que eles liderem e organizem debates públicos em sua escola, pensando na coletividade, no respeito às diferenças e no reconhecimento do outro”, comenta Bruno. “Foi uma oportunidade de entender como esses percursos se conectam com o contexto e a realidade dos jovens”. 

Ao final, o pedagogo pediu que contassem em poucas palavras o sentimento que levavam após o encontro. Palavras como “ansiedade”, “nervosismo” e “frio na barriga” foram recorrentes, afinal, a realização de debates exige dos estudantes bastante organização e mobilização. Por outro lado, sentimentos de alegria e felicidade também se destacaram. 

Os percursos estão disponíveis de forma gratuita para todos os jovens que, assim como os estudantes da Escola Estadual Amélia Kerr Nogueira, desejam promover a cultura democrática em suas comunidades. No momento, o site conta com cinco percursos, e é constantemente atualizado com novos roteiros sobre temas variados. Os estudantes interessados podem usá-los em suas escolas e compartilhar depoimentos, fotos, vídeos, dúvidas e comentários pelo email [email protected] ou pelo Instagram @ashokabrasil