Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo

Changemaker School
vivendo_aprendendo.jpg

A Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo, fundada em 1982, nasceu da iniciativa de um pequeno grupo formado por pais, mães, educadoras, artistas e acadêmicos que estava insatisfeito com o modelo educacional tecnicista, presente nas escolas tradicionais do pós regime militar. O grupo buscava uma educação em que a criança fosse reconhecida como sujeito capaz de pensar, criar e fazer escolhas. Devido a seu espírito contestador — e sempre preocupada em manter o diálogo e criar pontes com outras iniciativas inovadoras —, a Associação, hoje com 35 anos, se tornou referência em educação infantil em Brasília (DF).

Ancorada no pressuposto de uma educação democrática, a Vivendo e Aprendendo acredita que todos são educadores e estão implicados no projeto pedagógico da escola. A instituição escolar olha para o desenvolvimento integral da criança, abrindo espaço para as diferentes formas de expressão e valorizando o brincar livre como linguagem essencial da infância. O protagonismo de cada uma delas é valorizado e incentivado. As vivências contemplam o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e corporal dos estudantes.

A escola busca, acima de tudo, proporcionar espaços de diálogo e construção coletiva nos mais diversos âmbitos da prática escolar e associativa, e acredita que as crianças são sujeitos de saberes, que possuem condições de protagonizar sua trajetória educativa como sujeito ativo, expressando seus desejos e necessidades, propondo interesses, atividades e organizações.