Escola Rural Dendê da Serra

Changemaker School
36006912876_bd6d3c2282_o.jpg
Network Member Since 2015

Fundada em 2001 por um grupo de pais e professores, a Associação Pedagógica Dendê da Serra concretizou o sonho de uma escola Waldorf adaptada à realidade local. Atualmente, a escola atende, em sua maioria, alunos de famílias de baixa renda da vila e da zona rural do município de Serra Grande, em Uruçuça, no litoral sul da Bahia.

Com uma equipe afinada entre gestão administrativa e operacional, e professores comprometidos e engajados, a Escola Dendê da Serra oferece uma aprendizagem significativa e democrática, com a missão de transformar a realidade local, diminuindo as desigualdades e criando oportunidades.

A concepção de desenvolvimento do ser humano, desenvolvida por Rudolf Steiner, é o principal embasamento da Pedagogia Waldorf, que tem como objetivo desenvolver na criança e no jovem a clareza do raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa da ação. A partir de uma visão mais abrangente do ser humano, a abordagem antroposófica procura criar as condições necessárias para que os alunos desenvolvam não só a sua capacidade intelectual, mas também habilidades manuais, artesanais e artísticas, valorizando o conhecimento e as tradições locais, a convivência construtiva com a natureza e valores como a solidariedade e o respeito às diferenças. Dessa forma, segundo os princípios descritos, a escola Dendê da Serra apresenta um currículo integrado, cuja preocupação central é o desenvolvimento integral do ser humano.

A abordagem da escola é focada no coletivo e na integração do mesmo. Portanto, a instituição privilegia e promove o trabalho em equipe, para que os alunos exercitem o respeito frente à diversidade, valorizem as potencialidades de cada um e troquem experiências, favorecendo um ambiente enriquecedor. O trabalho conjunto é evidenciado desde a organização dos funcionários da escola, corpo docente, pais e membros da comunidade, até as atividades desenvolvidas em sala de aula.