Escola Vila

Changemaker School
viagens-fundamental-ii-delta-do-parnaba_21832466252_o.jpg
Network Member Since 2015

A Escola VILA, localizada em Fortaleza (CE), nasceu de um trabalho iniciado por um grupo de mães, no quintal de uma delas — a idealizadora Fátima Limaverde. A instituição escolar foi fundada em 1981, apenas com Educação Infantil. Em 1990, estendeu-se ao Ensino Fundamental.

Na VILA, a preocupação com a valorização da diversidade humana sempre foi o ponto de destaque. Além da inclusão social e de alunos com necessidades especiais, a escola sempre abriu suas portas para alunos de diferentes nacionalidades, culturas e religiões. Em todas suas práticas, a escola propõe-se a trabalhar os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania e, assim, busca formar alunos capazes de assumir responsabilidade e compromisso com a busca de alternativas para a melhoria da qualidade de vida no Planeta Terra.

O projeto político-pedagógico da escola tem como referência a Pedagogia Ecossistêmica desenvolvida ao longo de 34 anos, baseada na transdisciplinaridade e na aprendizagem significativa por meio do desenvolvimento de projetos, sempre interligando o pensar, o fazer e o sentir. Os projetos são organizados em seis temas estudados da Educação Infantil ao 9 º ano do Ensino Fundamental: O Ser Social; O Ser na Descoberta de seus Valores e suas Raízes; O Ser Natureza; O Ser na Tradição; Vigilantes do Planeta e Construindo um Mundo Melhor. Os trabalhos culminam em apresentações para pais e comunidade e ações coletivas como a feira eco solidária, cartas destinadas ao poder público, manifestações, campanhas, entre outros.

A escola também se preocupa em trabalhar as emoções e os sentimentos, especialmente por meio das atividades expressivas e artísticas, como as aulas de música, teatro, artesanato e artes plásticas, e também por meio de trabalhos de consciência corporal e meditação. Também desenvolve a consciência ecológica por meio de vivências na Farmácia Viva, Horta, Fauna, Pomar, Jardim e estudos sobre Saúde e Alimentação, Tecnologias Alternativas e Manutenção. Essas atividades acontecem como aplicação dos conteúdos curriculares e sempre integradas a eles.

A VILA oportuniza ainda a vivência de hábitos de vida mais saudáveis por meio de refeições com alimentos in natura e não industrializados, preparações de fabricação própria, dinâmicas nutritivas e avaliação nutricional.