ASHOKA DIVULGA RELATÓRIO COM NOVAS INICIATIVAS NO BRASIL

Story bubbles on world map
Source: Ashoka

Reconhecida como uma das 6 ONGs mais influentes do mundo, a Ashoka completa 30 anos de atuação no Brasil em 2016. Durante essas três décadas, tivemos o privilégio de apoiar a formação do tecido social brasileiro, ao apontar tendências e identificar as inovações sociais mais importantes da nossa história com impacto na vida de milhares de pessoas.

Nesta trajetória trilharam conosco o caminho da transformação social inúmeros empreendedores sociais, parceiros, colaboradores e voluntários. Também nos integramos a outras redes e expandimos nossas frentes de atuacão para impulsionar a visão de um mundo em que “Todos Podemos Ser Agentes de Transformação - Everyone A Changemaker”.


Presentes em mais de 90 países, atuamos como uma organização global de investimento em ideias inovadoras e seus autores, apoiando a construção do ecossistema do empreendedorismo social, identificando líderes visionários com ideias criativas capazes de provocar transformações com amplo impacto social.

Nós também criamos uma comunidade global para assegurar a replicação dessas ideias em larga escala, fomentando a colaboração e convergência entre os setores social, privado e público, definindo assim o empreendedorismo social como campo de trabalho.


Na base da atuação global da Ashoka estão o fomento, a busca e a seleção de empreendedores sociais inovadores que redefinem desafios e padrões sociais, com enfoque em desenvolvimento e impacto sistêmico para a solução dos problemas mais prementes da sociedade. Nos anos de 2015 e 2016, realizamos 30 visitas de monitoramento, expandimos a rede de Fellows no Brasil e 150 deles participaram de atividades de apoio e fomento ao setor social.

Com sua terceira edição em andamento, o Grow2Impact chega à marca de 22 organizações apoiadas na modelagem de negócios sociais sustentáveis, totalizando 10 estados brasileiros atendidos e acima de 200 pessoas capacitadas, com o apoio de mais de 50 mentores e parceiros. 

Em parceria com a Global Academy Foundation, inaguramos em 2016 o Develop2Change, uma iniciativa de desenvolvimento pessoal, interpessoal e organizacional dos Fellows, fortalecendo sua liderança, sustentabilidade pessoal e capacidade de transformação.

Correalizado no Brasil em parceria com o Instituto Alana, o Escolas Transformadoras já conta com 15 instituições brasileiras entre as mais de 250 escolas reconhecidas em 29 países como "transformadoras", por trabalharem, em suas práticas pedagógicas, habilidades como empatia, criatividade, trabalho em equipe e protagonismo social.

O Changemakers da Ashoka e o Instituto C&A, que representa a C&A Foundation no Brasil, firmaram uma parceria global a fim de promover a visão de que a moda pode ser uma força para o bem comum. Tecendo a Mudança: Inovações para uma indústria têxtil sustentável promoveu um desafio global com 300 inscrições de 55 países e mais de US$ 90 mil em prêmios, conduziu um mapeamento de inovação social da indústria têxtil e está buscando empreendedores sociais que atuem na cadeia de produção da moda para fazerem parte da rede da Ashoka.

O desafio Direitos Humanos na América Latina: Impulsionando a Transformação recebeu 346 inscrições de 16 países da região, oferecendo prêmios em dinheiro acima de US$ 40 mil aos vencedores, entre eles um brasileiro. 

A comunidade global de investidores sociais ativos do Ashoka Support Network realizou a primeira edição do ASN Global Summit na América Latina, que aconteceu no Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo de quatro dias em junho de 2016.

Por meio de nossas parcerias e projetos especiais, foram mais de 1.000 horas de voluntariado estratégico e ativação de iniciativas para debate com olhar sistêmico e solução de questões socioambientais. Acesse nosso relatório completo, que compreende atividades realizadas no Brasil de 2015 a 2016: