Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa

Changemaker School
alan-pinho_01.png

A Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa está situada no município de Pentecoste (CE) e atende 521 alunos de cinco municípios da região, predominantemente oriundos da zona rural. Em funcionamento desde 2012, a escola se estabeleceu inicialmente como uma parceria entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que se responsabiliza pela implantação da Aprendizagem Cooperativa em sala de aula e pela orientação e gestão pedagógica na escola.

Essa metodologia é definida como um conjunto de técnicas de ensino-aprendizagem em que os estudantes liderados pelo professor trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente para resolver problemas e alcançar metas coletivas. A parceria entre a UFC e SEDUC se estabeleceu devido a uma iniciativa inovadora de um programa de extensão da UFC denominado Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), protagonizado por estudantes universitários da região em que a escola se localiza.

Após se graduarem, esses estudantes se engajaram na organização da escola e se tornaram gestores e professores dessa instituição, com o apoio da UFC e da SEDUC. A escola funciona em regime de tempo integral e, além das disciplinas da base comum e disciplinas complementares como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania e Projetos Interdisciplinares, também oferece as disciplinas profissionais para os cursos de Agroindústria, Aquicultura, Informática e Química.

A escola também oferece um curso acadêmico para estudantes que não desejam realizar cursos profissionalizantes. No sentido de estimular a autonomia intelectual dos estudantes, há uma carga horária específica para que os alunos se organizem em grupos de estudo e possam estudar assuntos de seu maior interesse. No turno da noite, os professores se voluntariam e se revezam para monitorar as atividades de Educação de Jovens e Adultos e Cinema e Esporte (como futebol de salão, capoeira e outros).