Escolas Transformadoras lança publicação sobre a importância da empatia na educação

Story bubbles on world map
Source: Ashoka

Correlizado no Brasil desde 2015 pelo Instituto Alana, o programa Escolas Transformadoras busca promover uma nova conversa sobre educação, focando no desenvolvimento das crianças e jovens como agentes de transformação de suas próprias vidas, de seus territórios e do mundo. 

Explorando diferentes pontos de vista em nove artigos diferentes, o programa lançou a publicação A importância da Empatia na Educação, que propõe diversas conversas sobre os valores e estruturas que norteiam a educação. 

No Brasil são poucos os estudos e as publicações sobre a relevância da empatia na formação de crianças e jovens. Tão importantes quanto a matemática ou o ensino de línguas, competências socioemocionais como a criatividade, o trabalho em equipe, o protagonismo e a empatia ainda são desconsideradas por muitas escolas, profissionais da educação e famílias.

O material é fruto de uma roda de conversa sobre empatia, realizada em maio de 2016, com a participação de lideranças das Escolas Transformadoras do Brasil, empreendedores sociais, especialistas, jornalistas e acadêmicos de diferentes áreas.

empatia_publicacao