Estão abertas as inscrições para o programa de reconhecimento Jovens Transformadores Ashoka

Se você já está gerando mudanças em sua escola ou comunidade e quer despertar a potência de agir que está dentro de cada pessoa, agora pode fazer parte de um movimento global por Um Mundo de Pessoas que Transformam
Fundo com efeito de papel amassado. Ao centro, há uma colagem com recortes de fotos em preto e branco cinco jovens, com rabiscos em laranja

Estimular crianças e jovens a analisarem os desafios da vida cotidiana e a produzirem soluções para eles é a mais importante alfabetização. É o que diz a Ashoka, organização pioneira no campo do Empreendedorismo Social e articuladora do movimento Um Mundo de Pessoas que Transformam. "Há 40 anos observamos que o protagonismo na infância e na adolescência é fundamental para formar pessoas engajadas com o combate às desigualdades e preparadas para viver em um mundo plural", diz Helena Singer, líder da estratégia de Juventude da Ashoka na América Latina. Por essa razão, nos últimos anos, a Ashoka vem formando uma rede de jovens que já reconhecem a sua potência e se dedicam a despertar em outras pessoas a capacidade de assumir uma postura ativa nos processos de transformação social.

O programa é voltado para quem tem entre 12 e 19 anos. "É uma oportunidade de integrar uma comunidade global, com acesso a workshops, orientação estratégica e parcerias com criadores de conteúdo para aumentar o impacto social de iniciativas lideradas por jovens. O programa ainda oferece jornadas de desenvolvimento de projetos com grupos de jovens e empreendedores sociais que têm compromisso com o bem comum," explica Midria Pereira, coordenadora do programa de Juventudes da Ashoka no Brasil.  

Midria conhece na prática o programa, pois ela mesma foi reconhecida como Jovem Transformadora Ashoka, em 2019, por construir, com outros estudantes, as condições para contar suas próprias histórias e vivenciar uma cidadania plena. Midria é coorganizadora do Slam USPerifa, um campeonato de poesia falada, que cria encontros e acolhida para as inquietações de estudantes negros e periféricos que ingressam na USP. Aqui você conhece outros perfis de jovens brasileiros reconhecidos pelas Ashoka: bit.ly/jotasbrasil

As inscrições podem ser feitas até 15/02/2023 pelos jovens interessados no programa. A Ashoka também aceita a indicação de jovens por seus professores/as, líderes comunitários/as e empreendedores/as sociais.  

Educadores/as, criadores/as de conteúdo, empreendedores/as sociais, lideranças comunitárias e familiares podem ajudar a divulgar esta chamada, usando as postagens do Instagram da @ashokabrasil ou criando conteúdos próprios. 

O que é preciso para se qualificar no programa?

  • Ter entre 12 e 19 anos;
  • Ter identificado um problema social urgente e perturbador;
  • Ter criado uma equipe para resolver esse problema;
  • Já ter gerado uma mudança positiva em sua comunidade, escola ou região. 

Como se inscrever? 

Responda ao Formulário de Inscrição pelo bit.ly/jotas2023. A chamada estará aberta até 15/02/2023. Quem tem acesso precário à internet, pode baixar o Formulário de Inscrição ou de Nomeação em PDF e enviar a inscrição por email para Midria Pereira [email protected], com cópia para [email protected].  

O que significa ser uma pessoa Jovem Transformadora?

Jovens Transformadores estão em todos os lugares e contextos sociais, independente de gênero, raça, crença, instrução ou identidade. Encontraram seu poder para gerar mudanças sociais e estão prontas para assumir o papel de influenciadoras das juventudes. Ser Jovem Transformador Ashoka é fazer parte de uma rede de pessoas que reconhecem seu poder de agir, que criam soluções e transformam sistemas para que o mundo seja um lugar melhor para todas as formas de viver. 

Quem já faz parte da rede Jovens Transformadores Ashoka? 

Conheça mais sobre a jornada de Jovens Transformadores Ashoka em vídeo
Jovens Transformadores Ashoka no Brasil
Jovens Transformadores Ashoka no mundo 

Como ficar por dentro? 

As informações para o programa Jovens Transformadores Ashoka são divulgadas em nossas redes sociais. Siga o Instagram e o Facebook da @ashokabrasil em ambas as plataformas e fique por dentro desta e de outras oportunidades. O processo de seleção para Jovens Transformadores Ashoka ocorre uma vez por ano.