Sobre a Ashoka Brasil

A Ashoka é uma organização sem fins lucrativos que lidera um movimento global para criar um mundo no qual todas e todos se reconheçam como agentes de transformação positiva na sociedade. Criada em 1980 na Índia e presente desde 1986 no Brasil, considerada a 5ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor.

Para atingir nosso objetivo atuamos como um importante elo de pessoas, de organizações e de setores. Já reconhecemos mais de 3.800 empreendedores sociais no mundo todo, 388 no Brasil, e 300 Escolas Transformadoras, 21 delas no país.

Nossa estratégia é criar redes e vínculos que proporcionem o fortalecimento de uma massa crítica capaz de incidir em políticas públicas e em instituições — governamentais, não-governamentais e empresariais —, produzir conhecimento e dar visibilidade a soluções inovadoras e de impacto sistêmico para problemas sociais.

Os nossos programas

A atuação da Ashoka Brasil está focada em três grandes áreas:

  • Empreendedorismo social
  • Toda Criança pratica Empatia
  • Todo Jovem se Reconhece como Agente de Mudança

Todos os nossos programas e projetos são pensados estrategicamente para que possamos cocriar uma sociedade na qual todas e todos sejam agentes de transformação.

Além disso, desenvolvemos um conjunto de ferramentas estratégicas com base na experiência do programa Changemakers, que nos ajudam a entender com profundidade as inovações sociais e os principais desafios da área, de acordo com os temas a serem analisados.

    Empreendedorismo social

    Há quase quatro décadas a Ashoka vem trabalhando no reconhecimento de empreendedoras e de empreendedores sociais no mundo todo, conhecidos no termo em inglês como “Ashoka fellows”. Essas pessoas são reconhecidas por encabeçarem e alavancarem grandes transformações sociais devido à sua capacidade de liderança, criatividade, empatia e comprometimento para resolver problemas sociais de forma efetiva, inovadora e sistêmica.

    É a partir da Rede de Empreendedores e de Empreendedoras Sociais que a Ashoka identifica tendências e alavanca a transformação social. A Ashoka é a organização pioneira no mundo a utilizar o termo empreendedorismo social e é a referência global na solidificação do setor.

    São mais de 3.800 empreendedores sociais reconhecidos pela Ashoka no mundo todo, 388 no Brasil, em diversas áreas de atuação: meio ambiente, direitos humanos, saúde, desenvolvimento econômico, educação e participação cidadã.

    Read more

    Fellowship - Apoio à Rede

    Ao passar pelo processo de seleção e se tornar membro(a), o Empreendedor(a) Social passa a ser apoiado(a) ao longo de toda a sua trajetória. Esse apoio é feito, sobretudo, através do programa Fellowship. Quer ser um parceiros e colaborar com essa rede de soluções inovadoras? É um empreendedor social da rede da Ashoka Brasil e quer saber mais sobre Fellowship? Entre em contato [email protected]

    Read more
    grow 2 impact logo

    Grow2Impact

    Ashoka atua para desenvolver e apoiar empreendedores sociais a níveis local, regional e global, acompanhando seu crescimento após entrada na Rede Ashoka.

    Para apoiar esses empreendedores na modelagem de projetos de impacto social sistêmico com um componente de sustentabilidade financeira, a Ashoka Brasil criou o Programa GROW2IMPACT, uma metodologia inovadora de colaboração entre setores para capacitação de organizações sociais na construção de seus modelos de negócio social. Selecionamos, através de edital, organizações de empreendedores sociais Ashoka que já possuam um produto ou serviço estruturado e discurso adaptado ao mercado, mas que necessitem de apoio para modelar seu plano de negócio a fim chegar mais rápido ao ponto de equilíbrio financeiro e sustentabilidade para escalar seu impacto.

    O principal objetivo do Programa GROW2IMPACT é capacitar líderes, gestores e equipes de organizações sociais para estruturar protótipos de modelos de negócios sociais sustentáveis capazes de gerar transformações e solucionar desafios sociais e ambientais com amplo impacto sistêmico.

    Ashoka Support Network

    A Rede de Investidores Ativos da Ashoka (Ashoka Support Network - ASN) é uma comunidade global de líderes bem-sucedidos e inovadores de uma variedade de campos que vêem o empreendedorismo como o motor principal do desenvolvimento econômico e social. A rede inclui mais de 350 membros em 25 países. 

    Se você tem interesse em fazer parte dessa rede de empresários e investidores, entre em contato com [email protected].

    Read more
    Escolas

    Escolas Transformadoras

    O programa Escolas Transformadoras é uma iniciativa da Ashoka, organização global que reúne empreendedores sociais de diversas partes do mundo.

    Fruto da crença de que todos podem ser transformadores da sociedade, o programa enxerga a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências capazes de formar sujeitos com senso de responsabilidade pelo mundo: crianças e jovens aptos a assumir papel ativo diante das mudanças necessárias, em diferentes realidades sociais e amparados por valores e ferramentas como a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

    O programa teve início nos Estados Unidos, em 2009, e de lá para cá espalhou-se por 34 países. Hoje conta com uma rede formada por mais de 300 escolas, sendo 21 brasileiras.

    No Brasil, a iniciativa foi lançada em setembro de 2015 em uma correalização com o Alana, organização sem fins lucrativos que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.

    Quer saber mais? Acesse o site oficial do programa: escolastransformadoras.com.br

    Contact

    Ashoka Brasil

    Phone:
    Address:

    Ashoka Brasil
    Rua Araújo, 124
    Vila Buarque
    São Paulo-SP
    01220-020
    Brazil