Publicação disserta sobre como jovens podem transformar o campo por meio da inovação social

Story bubbles on world map
Source: Ashoka
Lançado este mês fruto de uma parceria entre a Ashoka Brasil e a Nestlé, o ebook “Jovens Transformadores no campo - da origem ao futuro do café” aborda reflexões sobre uma nova visão para o agroempreendedorismo no campo, tendo o jovem como fator-chave. A publicação reúne as principais discussões da roda de conversa sobre o mesmo tempo, realizada em novembro do ano passado.
Ao mesmo tempo em que a Nestlé atua para a criação de valor compartilhado na cadeia de café por meio do Nescafé Plan e seu negócio depende da manutenção da produção sustentável no campo, no qual juventude e inovação são fatores-chave, a Ashoka está empenhada em criar mais possibilidade para que os jovens reconheçam seu potencial transformador, que é imenso, mas muitas vezes sufocado pela atitude das próprias famílias, da escola, dos sistemas produtivos e da sociedade como um todo.
A Ashoka acredita que no campo, a realização dos projetos dos jovens é o caminho para que eles possam permanecer ali e contribuir para um desenvolvimento sustentável, dos pontos de vista social, ambiental e econômico.
A roda de conversa e o lançamento do ebook foram o pontapé inicial de um projeto-piloto de formação de jovens transformadores no campo, e que será realizado no Espírito Santo, visando a cadeia de valor do café. Os empreendedores sociais reconhecidos pela Ashoka Sebastião Alves, do Serta, e Lilian do Prado, da Acreditar,participaram das discussões.