Escola Nossa Senhora do Carmo

Changemaker School
Illustration of buildings depicting an organization

A Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como escola do Carmelo, foi criada em 2005, inicialmente atuando com Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2007, passou a funcionar em um prédio próprio, construído em parceria com os Irmãos Maristas e o MEC/SECADI.

A escola está localizada na área rural de Bananeiras (PB) e atende mais de 18 comunidades ao redor. Idealizada por Madre Terezinha do Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Tereza, a instituição funcionava anteriormente na casa de um lavrador, que continha uma sala de alfabetização de adultos.

Entre as paredes de um local aparentemente tradicional, com algumas salas e pouca área ao ar livre, a escola se transforma e se reinventa a todo instante, pois possui uma equipe de educadores comprometidos com a educação e a transformação das pessoas. Com um currículo inserido de forma transdisciplinar, a escola valoriza o trabalho em equipe e o protagonismo não só dos educandos, mas também dos educadores e da comunidade que atende.

A escola tem uma proposta de educação popular e humanizada, trabalhando com outras dimensões do ser humano além da cognitiva, centrada em valores humanos de dignidade, respeito, fraternidade e solidariedade. Inspirada na obra de Paulo Freire, a escola pretende reverter a lógica da educação bancária e garantir uma educação de qualidade para todos, principalmente àqueles que não tiveram oportunidades.