Available in PTPT-BR

Nota de falecimento - Roberto Kikawa

A Ashoka Brasil e a comunidade de empreendedoras e empreendedores sociais presta condolências à família e amigos de Roberto Kikawa, empreendedor social Ashoka.

Esta é uma semana muito triste. Não só para a comunidade de empreendedoras e empreendedores sociais da Ashoka, mas para toda a sociedade. Perdemos um homem que olhava para o ser humano com carinho e compaixão, que acreditava ser possível democratizar o acesso à saúde e se dedicava para que todos pudessem receber um tratamento humano e digno.

Dr. Roberto Kikawa foi reconhecido como empreendedor social pela Ashoka em 2011, três ano depois de fundar a CIES Global. O médico gastroenterologista fundou a organização em cumprimento a uma promessa que fez ao pai, vítima de um câncer. O juramento consistia que ele fosse um médico mais humano, que olhasse nos olhos das pessoas e as atendesse com a atenção que mereciam. Hoje, todo o seu trabalho na área filantrópica representa um marco no sistema de tratamento e prevenção de doenças na cidade de São Paulo.

Em 2015, o programa Hora Certa Móvel, com atendimento em unidades móveis, foi incluído como política pública da cidade. Uma de suas iniciativas, a Carreta da Saúde, foi responsável pela realização de 54% dos exames de imagem com médicos e especialistas feitos em 2017 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Kikawa também deixa um legado de mais de 2 milhões de pacientes do SUS acolhidos nas centenas de unidades móveis e modulares da sua organização.

Vítima de um assalto, o falecimento de Kikawa, no dia 12/11/2018, representa uma perda para todos nós. Lamentamos profundamente e desejamos aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos.