Escola Vila Verde

Changemaker School
escola-dia-da-famlia-1_30326660071_o.jpg
Network Member Since 2016

A Vila Verde é uma escola particular que atende crianças de 3 a 6 anos da Educação Infantil, na unidade urbana, e crianças de 7 a 12 anos do Ensino Fundamental, na unidade próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás (GO), em uma região típica da vegetação do cerrado.

Fundada em 2000 por um grupo de pais, a escola intencionava oferecer uma educação diferenciada às crianças da região. Em 2013, a instituição passou a ser parceira do Instituto Caminho do Meio, mantido pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Desde então, a escola insere a filosofia budista contextualizada à sua pedagogia por projetos. Nesse sentido, os estudantes gozam de liberdade pedagógica, uma vez que assumem identidade própria e relacionada à realidade local. As duas unidades da escola atendem, no total, 50 alunos.

A escola tem como missão “educar as pessoas para a felicidade e para a ação no mundo com confiança e consciência de si, do outro e do nosso ambiente.” Inseridos nesse contexto, os alunos aprendem, desde cedo, a cuidar do lugar em que vivem. Para isso, são estimulados, primeiramente, a conhecer o espaço, aliando teoria e prática, e, em seguida, a interferir conscientemente no meio e dele se apropriar, com respeito e responsabilidade. Nesse contexto, os diversos atores da comunidade escolar são fortemente engajados nas questões ambientais, a partir das demandas do próprio espaço que ocupam. A necessidade de preservação da flora e fauna locais intensifica a conscientização por hábitos sustentáveis, indispensáveis às vidas das futuras gerações. A militância ambiental presente e atuante visa, portanto, o bem comum dos que hoje vivem naquele lugar e também daqueles que virão.