Começa a série de encontros para discutir a educação e o ensino médio no Brasil

banner-ensino-medio-.png
Source: banner-ensino-medio-.png

A Ashoka, juntamente com a USP e a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação idealizaram uma série de encontros que tem a missão de ouvir os estudantes sobre suas necessidades e ambições, para construir coletivamente propostas alternativas de políticas para o ensino médio que possam unificar os agentes envolvidos. 

O primeiro encontro ocorreu no dia 20 de outubro, com o tema "Juventudes: modos de vida, condições, expectativas, projetos de vida e ações", na Faculdade de Educação da USP, e contou com a participação de 47 pessoas de coletivos, escolas, universidades, instituições educacionais e estudantes. Todos apresentaram suas experiências, propuseram e discutiram propostas, e identificaram lacunas nestas. Abaixo você pode acessar o relato completo e oficial, feito por Douglas Ladislau, coordenador executivo da iniciativa Políticas de Ensino Médio: Construção Coletiva.

Os seminários serão realizados por região do país, e a participação pode ser presencial ou virtual. Os próximos encontros da região sudeste já estão agendados, e acontecerão na mesma hora e lugar - das 9h às 17h, na Faculdade de Educação da USP em São Paulo. Confira a programação e, se você quiser participar, mande um e-mail para [email protected]

23/03/2019: Ensino Médio no contexto de reformas
27/04/2019: Perspectivas curriculares no Ensino Médio
25/05/2019: Responsabilidades da sociedade com as juventudes
15/06/2019: Ensino Médio e gestão da educação

Os participantes também podem enviar previamente propostas de políticas para o ensino médio, que serão selecionadas para serem discutidas no evento. O processo deve gerar um documento final para que se possa estabelecer um contato produtivo com o poder público, e os materiais produzidos  estarão disponíveis no portal eletrônico da iniciativa que será lançado em breve.